quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Climas e Vegetações


Podemos apresentar quatro tipos de climas presentes no continente Africano:

Clima equatorial: apresenta-se na parte central do continente, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e índices pluviométricos que atingem até 3.000 mm ao ano. 
FLORESTA EQUATORIAL DO CONGO

Clima Tropical: essa característica climática predomina ao redor das áreas equatoriais, as temperaturas médias presentes oscilam entre 22ºC e 25ºC, nas regiões onde esse clima predomina existem duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, a cobertura vegetal encontrada nesses locais é a savana.
SAVANA AFRICANA

Clima desértico: predomina em um terço de todo território africano, no qual se encontram os desertos do Saara, ao norte, e Namíbia e Calaari, a sudoeste.

DESERTO DO SAARA

Clima subtropical: como o território africano está situado também no hemisfério norte, o continente sofre influência do clima temperado e apresenta temperaturas mais amenas. Essa característica climática predomina no extremo norte e sul e também pode ser chamado de clima mediterrâneo (vegetação mediterrânea).

EXEMPLO DE VEGETAÇÃO MEDITERRÂNEA

2 comentários:

  1. O clima do continente está ligado diretamente à localização geográfica, diante disso e de outros fatores o clima dessa região do planeta oscila desde intertropical, mediterrâneo e semi-árido. Grande parte do território está situada geograficamente na zona intertropical da Terra e recebe uma enorme quantidade de calor, diante disso as temperaturas anuais no continente são sempre acima dos 20ºC, outro fator ligado à dinâmica do clima na África é o relevo, mais precisamente as cadeias de montanhas que impedem que massas de ar ingressem no interior alterando a configuração do clima.

    Postado por Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Podemos notar que na África há uma enorme disparidade quanto à incidência de chuvas no continente, enquanto existem elevados índices pluviométricos nas áreas intertropicais, outras convivem praticamente com ausência desse fenômeno natural, como no caso dos desertos, por isso percebemos que há um grande contraste em relação ao clima no continente Africano.

    Postado por Jaqueline

    ResponderExcluir