A África é o lar de
inumeráveis tribos ou grupos étnicos, alguns dos quais representando populações
muito grandes, consistindo de milhões de pessoas; outras são grupos menores, de
poucos milhares. Alguns países possuem mais de 70 diferentes grupos étnicos.
Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas
representam o mosaico da diversidade cultural africana.
Uma pequena amostra
destes grupos étnicos inclui os Afar, Éwés, Amhara, Árabes, Ashantis, Bacongos,
Bambaras, Bembas, Berberes, Bobos, Bubis, Bosquímanos, Chewas, Dogons, Fangs,
Fons, Fulas, Hútus, Ibos, Iorubás, Kykuyus, Masais, Mandingos, Pigmeus,
Samburus, Senufos, Tuaregues, Tútsis, Wolofes e Zulus.
Com isso iremos mostrar um pouco desta cultura com um dos países mais conhecidos do continente africano: a Africa do Sul.

Uma coisa interessante é que quando os europeus fizeram a divisão do continente africano entre si, ignoraram completamente a existência dessa diversidade étnica. Resultado: tribos rivais em mesmos países, o que provoca de guerras civis a genocídios!
ResponderExcluirPodemos perceber que a cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos milénios.
ResponderExcluirA África é o lar de inumeráveis tribos ou grupos étnicos.
Entre estas culturas conhecemos algumas que estão presentes no nosso cotidiano, vindas da África com os escravos, e estas são: a capoeira, o candomblé, que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos africanos eram desembarcados antigamente e a culinária que recebeu grandes novidades africanas como o azeite de dendê.
Postado por Ana Paula
Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.
ResponderExcluirPostado por Jaqueline